29 de jan. de 2010

O Túmulo dos Vagalumes (1988)



Esta é uma animação que prova que o gênero não é apenas para crianças e pode abordar um assunto mais sério. O longa-metragem conta a história de dois irmãos em plena guerra mundial, que não possuem nada além de um ao outro, pois seus pais foram duas das milhões de vítimas do conflito. A animação japonesa é muito delicada e sensível, a ponto de nos envolver com dois personagens que compartilham um só objetivo: viver. Mas em meio a fome, miséria e aos frequentes ataques a seu país (Japão), Seita e Setsuko têm que se virar para manter esta meta. É a animação mais madura e chocante que já se ouviu falar e também, uma obra-prima. "O Túmulo dos Vagalumes" é belo de início ao fim e relembra as dores que as pessoas sofreram durante a época de guerra na pele dos dois irmãos. O irmão mais velho (Seita), que assume o papel de pai responsável para cuidar de sua irmãzinha (Setsuko), que é doce e meiga, fazem do filme uma trama emocionante, pois juntos, conquistam o público, tanto nos momentos felizes, quanto nos tristes.
Este é mais um sucesso do Studio Ghibli, que infelizmente não é muito conhecido no Brasil, exceto pelo igualmente belo "A Viagem de Chihiro", que foi lançado em parceria com a Disney e por isso, mais conhecido no ocidente. Se pararmos para ver as animações orientais, em especial a do Japão e a deste estúdio, notarão a diferença com as americanas, que buscam apenas diversão, trazendo poucos filmes que se enquadram neste perfil e estou falando de raras excessões em que a Pixar e a Disney proporcionam. Wall-E é por exemplo uma grande animação que mistura sensibilidade com diversão e faz isso muito bem. Porque uma animação tem de ser meramente divertida? Nada é bom com apenas uma coisa. Tem de saber dosar e os estúdios citados anteriormente sabem disso. É o que separa um filme de somente para crianças, para todas as idades. "Hotaru no Haka" (titulo original) é uma animação completa em todos os aspectos, que não merece outra nota de minha parte a não ser esta.

NOTA: 10,0

DIREÇÃO: Isao Takahata

ELENCO (vozes originais):  Tsutomo Tatsumi (Seita), Ayano Shiraishi (Setsuko), Yoshiko Shinohara (Mãe), Akemi Yamaguchi (Tia)


FOTOS:



TRAILER:

1 comentários:

Há filmes que são verdadeiras raridades, emocionalmente falando, e que são impossíveis de descrever as emoções que provocam, “O Túmulo dos Vagalumes” é uma dessas raridades. Por mais que eu me esforçe não consigo descrever as emoções, a dor no peito, que esse filme pode causar.....

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More