8 de jun. de 2010

Robin Hood (2010)



Confesso que sou um pouco suspeito para falar deste filme, já que eu, particularmente, gosto muito da dupla Ridley Scott e Russel Crowe. Em relação a este último trabalho, o qual foi muito criticado pela semelhança com o outro longa da dupla, Gladiador, eu tenho uma visão um pouco diferente da maioria.
Acho que a comparação é aceitável, já que é um épico, no entanto, todos os trabalhos da dupla, citam Gladiador, claro, é o maior sucesso dos dois e essas referências são normais, mas tem um limite. Não se deve pensar que este novo Robin Hood, é uma mistura do arqueiro com Maximus Decimus Meridius, pois são características e personagens diferentes.
No filme, conta-se um Robin Hood Begins, uma pré-lenda (que por sinal, é uma ótima ideia), partindo do tempo onde Robin Longstride lutava nas cruzadas do Rei Ricardo contra os franceses, mas o filme ganha cara de Robin Hood mesmo, quando Robin se passa por Robert Loxley, um cruzado, que tinha como objetivo, levar a coroa do Coração de Leão de volta à Inglaterra, que é onde Robin irá seguir seu destino e conhecer em Nottingham os famosos personagens desta lenda inglesa.
O elenco está ótimo, com destaque para Max von Sydow (como Sir Walter Loxley), que faz uma interpretação sincera e convincente . Russell Crowe e Cate Blanchett  estão bem, embora sem o mesmo brilho. Quanto aos outros, são papéis corretos e bem representados, mas que não interferem em muita coisa.
Os pontos mais positivos no trabalho de Scott continua sendo os figurinos e a parte técnica, impecáveis como de costume em um filme do diretor. A trilha sonora, apesar de não apresentar novidades, é emocionante e a direção de Ridley é segura. Embora apresente alguns deslizes em seu roteiro, Robin Hood é um ótimo filme, com belas cenas, como a da dança entre Robin e Lady Marion e as cenas de batalha, as quais Scott se tornou perito após tantos filmes do gênero ou pelo menos, muito perto de ser. O diretor que é um dos poucos em minha opinião, que resgata alguma coisa dos grandes épicos antigos, guardando suas devidas proporções, lógico.
SPOILERS!
Porém, há certos exageros que uns podem aceitar, outros não, um exemplo é na parte final da película, onde Robin acerta Godfrey no pescoço de uma distância grande ou a Lady Marion entrar na batalha e Robin salvá-la no último instante, algo que convenhamos é bem clichê, mas nada que altere o resultado (pelo menos na visão deste crítico) da mais nova adaptação de Robin Hood, a qual eu que considero, muito bem-vinda.

NOTA: 7,0

DIREÇÃO: Ridley Scott

ELENCO: Russell Crowe (Robin Hood), Cate Blanchett (Lady Marian), Kevin Durand (João Pequeno), Eileen Atkins (Eleanor D`Aquitane), Mark Strong (Godfrey), William Hurt (William Marshall), Scott Grimes (Will Scarlett), Max von Sydow (Sir Walter Loxley), Oscar Isaac (Príncipe John), Danny Huston (Rei Ricardo Coração de Leão), Mark Addy (Frei Tuck), Matthew Macfadyen (Xerife de Nottingham), Alan Doyle.

FOTOS:




TRAILER:


2 comentários:

Guilherme, parabéns pelo seu blog. Devo cofessar que sou uma grande fã. Nota-se que realmente tem prazer em informar, movimentado por sua grande paixão pelo cinema, que logo é percebida.
Continue empenhado, adoro acompanhá-lo, além de prosseguir com esse enorme bom gosto (o blog está muito bonito) e críticas tão pertinentes.
Às vezes custo a acreditar que é tão novinho...É muito maduro para sua idade e escreve como gente grande.
Parabéns mais uma vez!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More