9 de mar. de 2010

Oscar 2010 - Guerra ao Terror vence o duelo contra Avatar


O Oscar 2010 como em todos os anos teve suas surpresas, barbadas e outros casos que nós não sabíamos o que iria acontecer. Antes de falar dos vencedores, gostaria de destacar alguns aspectos da cerimônia.
A começar pelo show que Steve Martin e Alec Baldwin deram. Sem dúvidas, uma grande performance de uma dupla mais do que entrosada. Porém, a Academia falhou em quase todo o resto. As homenagens, principalmente em relação a Lauren Bacall e os outros honorários, foi constrangedor. Os vídeos das apresentações dos indicados ficaram tão longos que chegou ao ponto de na categoria principal terminar com o Tom Hanks no melhor estilo "Run Forrest, Run" (e falo sério, nunca vi um prêmio ser entregue em tão pouco tempo). O número musical patético que fizeram ao apresentar as trilhas (não era muito melhor eles terem deixado os indicados a Melhor Canção se apresentar?) e sem contar com o showzinho de abertura... Particularmente, achei esta edição muito fraca em termos preparativos.
Dito isto, vamos aos vitoriosos da noite: nas categorias de Coadjuvante, barbada. Waltz com todos os méritos representou o único Oscar para Bastardos e Mo'Nique, que apesar de justo, preferia que fosse a Vera Farmiga por Amor sem Escalas. Animação, Canção e Efeitos Visuais foram igualmente merecidos e previsíveis. Já as categorias de roteiro, não se pode dizer o mesmo. Guerra ao Terror por Original, não foi melhor que Bastardos e Preciosa que tirou o único possível Oscar de Amor sem Escalas seguiu pelo mesmo caminho. Mixagem e Edição de Som me surpreendeu ao não premiar Avatar, fato que só fez aumentar o massacre de Guerra ao Terror sobre os Na'Vi. Para se ter noção: dos 6 oscars, 5 foram em categorias em que tinha o longa de Cameron como principal concorrrente.
Por outro lado, Mauro Fiore ganhou seu justíssimo Oscar com Avatar em Fotografia e a mesma coisa com Giacchino por Up em Trilha. Star Treck, por Maquiagem e a Jovem Vitória, por Figurino, também venceram como era esperado em suas categorias. Assim como The Cove em Documentário. No entanto, Filme Estrangeiro talvez tenha sido "A" zebra desta edição. A Fita Branca ganhou praticamente todos os prêmios até o Oscar, para perder para um que ao contrário dele, não tinha ganho nenhum. Não vi ainda "Secreto de sus Ojos" e não posso julgar se foi com justiça ou não, mas que foi uma grande surpresa, isto foi.
O carismático Jeff Bridges e a simpática Sandra Bullock ganharam suas primeiras estatuetas. E no caso da atriz, não acho que tenha sido superior a Meryl (jamais isto acontecerá!) ou a Mulligan no quesito interpretação, mas os Academy Awards não dão a estatueta dourada só por isso, não é mesmo? Histórico do ator, bilheteria do filme em que ele interpretou, simpatia ou por outro fator também é levado em conta pelos votantes.
Direção e Filme merecem um novo parágrafo. Kathryn Bigelow levou para casa o "careca dourado" por Melhor Diretora e se consagrou como a primeira mulher a conseguir o feito (o curioso é que neste instante já tinha passado da meia-noite e era dia internacional da mulher). Em filme, Guerra ao Terror confirmou seu favoritismo batendo Avatar e entrando para o hall dos "Best Pictures". O prêmio de consolação de Avatar é que o filme já arrecadou US$ 2,6 bilhões no mundo todo, enquanto Guerra ao Terror não chegou nem a US$ 22 milhões em bilheteria total, tornando-se assim, o longa com a menor bilheteria a vencer o Oscar na categoria.
Em relação aos meus palpites, eu tive 15 acertos de 22 apostas (representando 68%). Curta-Metragem e Documentário Curta-Metragem eu não palpitei.


Kathryn Bigelow quase teve um troço ao vencer na categoria de Diretora e já não se aguentava mais quando recebeu o segundo Oscar por filme. Mas o fato é que The Hurt Locker é o grande vencedor de 2010.

Ben Stiller como Na'Vi chamou mais atenção do que o vencedor da categoria (Maquiagem) que estava apresentando. Jeff Bridges, Christoph Waltz e Sandra Bullock tiveram o prazer de levar a estatueta pela primeira vez.


Os monstros Steve Martin e Alec Baldwin roubaram a cena diversas vezes durante a cerimônia e foram um dos poucos pontos positivos da desastrosa edição comandada por Adam Shankman e Bill Mechanic, produtores do Oscar 2010


Confira todos os vitoriosos do 82nd Academy Awards, aqui.

1 comentários:

Para mim foi a cerimônia mais fraca do Oscar que já vi, uma pena já que ao menos no quesito 'premiação' eles foram super coerentes com aquilo que já vimos na temporada.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More