19 de ago. de 2009

Apocalypto (2006)




A "violência de Mel Gibson", um fato que divide críticos e amantes do cinema. Tendo feito quatro filmes como diretor, três deles com a presença de cenas mais fortes: Coração Valente, Paixão de Cristo e Apocalypto, renderam a Gibson o carinhoso apelido de sangüináreo, que Quentin Tarantino conhece bem. Para mim, existem três pessoas para o assunto: os que não gostam de sangue e de cenas de violência, e por isso não gosta do filme, os que não se importam com essas cenas fortes e presta mais atenção na história e no filme e os que gostam deste lado realista ao mostrar tais cenas. Eu fico com as duas últimas opções, pois a história e o filme para mim, são mais importantes, já que com isso, a violência fica em segundo plano ou é uma mera consequência dos fatos do filme.
Em "Apocalypto", o que importa não é o tão explorado realismo em alguns momentos de matança e sim sobre os maias e outros povos indígenas antes do colonialismo, seus hábitos, crenças e rituais. M.Gibson consegue executar um bom trabalho, explorando ao máximo as culturas indígenas, com um belo trabalho de fotografia, cenas geniais (como a do nascimento do bebê de baixo d'água) e uma boa história que envolve o telespectador. Um filme ótimo que se junta a "Paixão de Cristo" e a "Coração Valente" na lista dos melhores filmes de Mel (como diretor), que provou suas qualidade na área de direção.

NOTA: 8,0

DIREÇÃO: Mel Gibson

ELENCO: Rudy Youngblood (Jaguar Paw), Dalia Hernandez (Seven), Jonathan Brewer (Blunted), Morris Birdyellowhead (Flint Sky), Carlos Emilios Baez (Turtles Run), Ramirez Amilcar (Culr Nose), Israel Contreras (Smoke Frog), Israel Rios (Cocoa Leaf), Maria Isabel Diaz (Sogra), Iazua Larios (Sky Flower), Raoul Trujillo (Zero Wolf), Gerard Taracena (Middle Eye), Rodolfo Palacios (Snake Ink)

PREMIAÇÃO:

- Recebeu 3 indicações para o Oscar de 2007 (Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhor Maquiagem)
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de 2007, na categoria de melhor filme estrangeiro
- Recebeu uma indicação ao BAFTA de 2007, na categoria de melhor filme estrangeiro.


FOTOS:


TRAILER:

2 comentários:

Caralho, eu adoro esse filme. Tava com maior sono, mas não podia dormir, isso já era umas 00:00, então revirando os canais da tv, vi que este ia começar. quem disse que continuei com sono? Não pisquei um minuto. Mel Gibson conduz a história muito bem pra nos prender ao filme. Cenas eletrizantes, com perseguição, chacina (adoro). Enfim, mais um trabalho ousado e muito bem realizado do diretor, depois do polêmico Paixão de Cristo.

Mel Gibson é uma pessoa incrível e só faz filme de excelente qualidade. Ele, sim, é o cara do cinema mundial. Apocalpytico é o máximo em realidade e ação.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More