29 de jul. de 2009

Princesa Mononoke (1997)



É sempre bom ver um filme de Hayao Miyazaki (para mim, um dos grandes gênios da animação). O Primeiro filme que eu vi do diretor foi "A Viagem de Chihiro", onde passei a conhecer seu trabalho, que infelizmente não é muito conhecido pelo mundo Ocidental. Logo depois vi "O Castelo Animado" e agora "Princesa Mononoke", que é mais um que entra na minha lista de filmes do gênero favoritos, ao lado dos seus outros dois trabalhos citados e "O Túmulo dos Vaga-Lumes" do mesmo estúdio (Studio Ghibli) e como não, outros da Disney e Pixar. Não posso esconder minha indignação quanto aos preconceituosos contra desenhos japoneses, pois para mim, estas não entendem a arte da animação, que não serve apenas para divertir. Os longas-metragens de animação japonesas tem um carinho especial por minha parte, pois conseguem passar sensibilidade, sutileza tão bela que leva a te emocionar de diferentes formas. Coisas que dificilmente são transmitidas por outras animações do mundo Ocidental, apenas algumas obras da Pixar, como Wall-E, por exemplo ou da Disney, como O Rei Leão conseguem.
A trama conta a jornada do Príncipe Ashitaka para descubrir a cura de uma terrível maldição, que aos poucos vai levando-o a morte, junto a uma épica batalha de humanos e animais envolvendo deuses e demônios. É uma história rica, fabulosa, repleta de ação, romance e uma discussão muito interessante, com os pontos de vistas dos humanos e animais. Acontecimentos que fizeram deste filme ser mais um excelente do estúdio (que é conhecido como a Disney oriental) e figurar vários rankings das melhores animações em diversas revistas importantes. Um épico, que no Brasil, existe apenas sendo importado, dificultando a vida daqueles que querem assistir este incrível trabalho do Studio Ghibli.
Espero ver mais filmes com Miyazaki, que infelizmente não é reconhecido como deveria, pois sempre é bom viajar pelo fantástico mundo criado pelo mestre dos desenhos japoneses ("anime").

NOTA: 10,0

DIREÇÃO: Hayao Miyazaki


FOTOS:




TRAILER:

3 comentários:

muy buen blog!!!! saludos desde argentina

Uma aventura grandiosa e profunda criada por um apaixonado pela natureza, em sua euforia e infinita imaginação. Uma ode a vida e ao equilíbrio dos ambientes. Maravilhoso e extasiante.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More