24 de fev. de 2009

Wall-E (2008)



Eu não podia deixar de falar dessa obra fantástica da Disney/Pixar. A mensagem a qual este filme transmite, mesmo sem fala durante metade do filme foi muito bem feita e interpretada pelo incrível "robozinho" levando pessoas de todas as idades a diversas emoções. E de uma maneira extremamente original e divertida, encantou a todos. Pena só ter conseguido o Oscar de Melhor Animação, dos 6 que disputou, até pelo fato de grandes concorrentes estarem na disputa, principalmente "Quem quer ser um Milionário?, "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e "Milk" (que ganharam os Oscars na categoria em que o filme esteve presente). Com Wall-E, a Pixar chega a uma sensibilidade encontrada apenas em algumas produções do gênero (A Viagem de Chihiro e Meu Vizinho Totoro por exemplo) e se diferencia dos demais filmes de animação que apelam para computação gráfica e tentam arrancar risadas do público, esquecendo todo o resto. O maior trunfo da história é mostrar que não é preciso muito para dizer tanto. O longa começa mostrando o cotidiano do robô e seu trabalho na Terra, que consiste em organizar o lixo em grandes pilhas, algumas maiores do que prédios. Neste trabalho, ele guarda para si alguns materiais para levar a sua casa e conseqüentemente para sua coleção, o que mostra a sua admiração pelo ser humano. Um dia, ele encontra uma nave que acabara de aterrissar na Terra e nela uma robô chamada Eve, mais moderna e limpa do que ele. Wall-E tem uma queda por Eve e tenta conquistá-la, mas o que realmente Eve quer, é achar uma forma de vida para que ela possa cumprir sua missão e dar aos seres humanos que partiram do planeta e que estão em uma nave chamada Axiom uma chance de retornar a seu planeta de origem.
A primeira parte do filme é ótima, com Wall-E meio que um Chaplin com seus gestos e o cinema neste caso, quase mudo. Porém no segundo ato, o filme cai na previsibilidade e este talvez tenha sido o grande pecado da animação, que como um todo é excelente e que sem dúvidas entrega o posto de uma das melhores animações da Pixar.

NOTA: 8,5

DIREÇÃO: Andrew Stanton

ELENCO (VOZES): Ben Burtt (Wall-E / M-O), Elissa Knight (Eva), Jeff Garlin (Capitão), Fred Willard (Shelby Forthright), John Ratzenberger (John), Kathy Najimy (Mary), Sigourney Weaver (Auto).

PREMIAÇÃO:

- Recebeu 6 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme de Animação, Melhor Roteiro Original, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som, Melhor Canção Original ("Down to Earth") e Melhor Trilha Sonora. Ganhou em Melhor Filme de Animação.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Canção Original ("Down to Earth").

- Ganhou o BAFTA de Melhor Filme de Animação, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.


FOTOS:



TRAILER:

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More