24 de fev. de 2009

Quem Quer ser um Milionário? (2008)



O longa mostra a história de um garoto que nasceu na maior favela de Mumbai e se tornou um milionário em um programa de TV de perguntas e respostas, tipo “Show do Milhão”. Pensando que Jamal Malik (Dev Patel) fosse um trapaceiro, a polícia o interroga, e assim, ele conta como ficou sabendo de cada resposta mesmo sem ter nenhum estudo. Deste modo, presenciamos a sua vida difícil, até se tornar o garoto do chá em uma dessas empresas de telemarketing, e sua crescente relação com Latika (Freida Pinto), o grande amor da sua vida. O filme nos mostra três tempos diferentes e possui uma montagem realmente fenomenal, que impõe ritmo e faz com que o telespectador fique em clima de tensão. Só que Quem Quer ser um Milionário? parece uma novela, possuindo uma história previsível, irritante e sem nenhuma lição original e que faz com que o filme na minha opinião não saia do razoável. Para quem quer ver um garoto sair da merda e conquistar a garota dos seus sonhos depois de vários obstáculos que impediram a relação entre os dois, vá em frente. Você estará vendo o centésimo exemplar desta história. Embora eu tenha que reconhecer algo de positivo do filme, além do trabalho de edição ser bom, a parte técnica, ótima por sinal, com um belo trabalho de fotografia. O começo também é muito bom e o elenco também é bem esforçado e consegue fazer boas interpretações, o que é difícil quando possui tempos diferente, pois tem de haver uma sintonia perfeita entre os atores e felizmente, isto é realizado com perfeição graças ao empenho e dedicação geral. Porém, é muito pouco para um filme vencedor de oito estatuetas. E o que se pode perceber disto é o exagero dos críticos e a clara demonstração de importância do filme nos dias atuais ao invés de merecimento deste.

NOTA: 6,5

DIREÇÃO: Danny Boyle

ELENCO: Dev Patel (Jamal K. Malik), Ayush Mahesh Khedekar (Jamal K. Malik - criança), Tanay Chheda (Jamal K. Malik - jovem), Freida Pinto (Latika), Rubiana Ali (Latika - criança), Tanvi Ganesh Lonkar (Latika - jovem), Madhur Mittal (Salim), Azharuddin Mohammed Ismail (Salim - criança), Ashutosh Lobo Gajiwala (Salim - jovem), Chirag Parmar (Arvind - criança), Mahesh Manjrekar (Javed), Anil Kapoor (Prem Kumar).

PREMIAÇÃO:

- Ganhou 8 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Jai Ho"), Melhor Mixagem de Som. Ainda foi indicado em Edição de Som e Canção Original com a música "O Saya".

- Ganhou 4 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou 7 prémios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Ator (Dev Patel), Melhor Atriz Coadjuvante (Freida Pinto) e Melhor Direção de Arte.

- Ganhou o Prêmio do Público, no Festival de Toronto.


FOTOS:



TRAILER:

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More