23 de dez. de 2010

A Rede Social (2010)




Hoje em dia, é evidente que o uso da internet se tornou uma rotina essencial e indispensável no nosso dia a dia e isto é porque cada vez mais nós dependemos das nossas tecnologias para viver. Mas esta não é a questão, e sim uma breve introdução sobre o mundo moderno. E o filme de David Fincher se encaixa nesse gênero, com uma obra extremamente atual, alimentado por um roteiro ágil e inteligente, características importantes em um cotidiano tão corrido e movido a negócios das mais diversas variedades como o nosso.

Porém, o filme que retrata uma parte da vida de Mark Zuckerberg, foca mais nos "bastidores da fama", que é se tornar o criador do Facebook e entrar nesse mundo movido a dinheiro, oportunidade, tentações e inimigos, principalmente. Aliás, a resposta para o slogan do filme "Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos" vai se justificando ao decorrer da trama. E no final, não consigo imaginar uma frase que defina o filme melhor, do que esta.

Falando dos atores, todos conseguiram um desempenho sensacional, só que Andrew Garfield e Jesse Eisenberg foram sem dúvidas, os maiores destaques. O primeiro, que foi escolhido para protagonizar o novo filme do aracnídeo mais famoso do mundo (Homem-Aranha para quem não sabe), se revelou um ator talentoso, que sem dúvidas, poderá beliscar uma vaguinha de Ator Coadjuvante no Oscar. Jesse Eisenberg que já tinha se destacado por suas atuações em Zumbilândia e Férias Frustradas de Verão, mostra mais uma vez um grande potencial, e certamente deve continuar trilhando esta estrada de boas interpretações em futuros trabalhos.

Mas a direção de David Fincher, a edição de Kirk Baxter e Angus Wall e o roteiro adaptado de Aaron Sorkin são os maiores responsáveis pelo belo funcionamento do filme, transmitindo dinamismo e colocando humor no momento certo, que assim como nos momentos de maior tensão, funciona em perfeita harmonia. Talvez o único ponto do filme, que poderia ter tido mais capricho, seja o final, que poderia se prolongar por mais alguns minutos, mas que acabou não afetando muito o ótimo filme sobre a "geração internet" e a tentativa criada por Fincher de passar este mundo para as telas, utilizando-se de um dos meios da própria internet que são as redes sociais.

NOTA: 7,5

DIREÇÃO: David Fincher

ELENCO: Dakota Johnson (Leslie Brown), Jesse Eisenberg (Mark Zuckerberg), Armie Hammer (Cameron Winklevoss), Dustin Fitzsimons (Phoenix Club President), Rooney Mara (Erica Albright), Max, Minghella (Martin Turner), Justin Timberlake (Sean Parker), Brenda Song (Joanna Simmons), Trevor Wright (Josh Thompson), Joseph Mazzello (Dustin Moskovitz), Scotty Crowe (Student Playing Facemash), Andrew Garfield (Eduardo Saverin)

FOTOS:





TRAILER


2 comentários:

É um bom filme! O tema é tratado com seriedade, há boas atuações, o roteiro não se perde em sua complexidade, porém não considero ‘a obra prima’. Só espero que ele não 'tire' os prêmios de "A origem", o meu favorito para as premiações do Globo de Ouro e Oscar! hehe Um abraço!

Ricardo: Concordo com tudo que você citou, incluindo a preferência pelo filme de Nolan, hehehe. Mas aguardo ansiosamente por Cisne Negro, que confesso, estou muito curioso para conferir.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More