11 de abr. de 2010

Filme Rodado em 3-D x Filme Convertido para 3-D


Esta discussão se intensificou após o recorde de bilheteria do filme de James Cameron, Avatar. Hoje, vários estúdios estão convertendo seus filmes e pretendem fazer o mesmo com filmes mais antigos visando um faturamento alto na bilheteria, no entanto, parece que esta fórmula não está agradando um grupo de pessoas. O fato é que o 3-D convertido ainda não consegue ter uma qualidade boa e certas vezes distorcem as imagens, enquanto os longas rodados em 3-D, como foi o caso de Avatar, conseguem usufruir deste ambiente e faz deste, um ingrediente especial numa mistura que se somado com conteúdo possui um ótimo resultado. "Fúria de Titãs" é um exemplo recente desta onda de conversão de todas as fitas com boas chances de arrecadação para 3-D e já se tornou uma rotina bem chata, embora esteja apenas começando. Todos os "blockbusters" futuros já tem projetos em terceira dimensão e o pior é que o único objetivo é tirar dinheiro do seu bolso... Mas não pense que o James Cameron é o responsável por isto, porque mesmo ele mesmo defende que todos os filmes se forem feitos em 3-D devem ser rodados assim. E será que este é o futuro do cinema, apenas películas em terceira dimensão? Temo em responder esta pergunta, pois acho que nem todos os filmes foram feitos para ser em 3-D e não gosto da ideia de ter de ser em 3-D para conseguir mais lucro, apenas é claro, que seja usado em benefício ao filme, porque aí você estará se preocupando com o longa-metragem e não com a bilheteria. É bem diferente. Afinal, o que traz uma boa arrecadação não é o 3-D e sim se o filme é bom ou não.
Michael Bay, diretor de Transformers também opinou sobre este assunto quando questionado se o Transformers 3 sairá em 3-D:
"Estão tentando me convencer e algumas empresas ainda estão trabalhando nas cenas que eu entreguei [para teste]. No momento, parece um 3-D falso, com camadas muito evidentes. Você chega na sala para a exibição e espera ficar empolgado, mas sai pensando 'isso meio que ficou uma droga'. Estou acostumado a ter a melhor equipe trabalhando comigo, e vou pegar o filme pronto, entregar para uma equipe abaixo da média? Enviar o filme para a Índia e esperar que dê tudo certo? Esse processo de conversão sempre será inferior a filmar em 3-D de verdade. Os estúdios podem estar dispostos a sacrificar o visual e usar um truque para ganhar 3 dólares a mais por ingresso, mas eu não estou. Avatar levou quatro anos. Não dá para tirar um filme 3-D da manga", disse o diretor.
Cameron também argumentou sobre esta polêmica com a Deadline:
"Depois de Toy Story foram lançados uns dez filmes péssimos em computação gráfica, já que todos achavam que o sucesso do filme era pela computação gráfica e não pelos ótimos personagens, lindamente desenhados e afáveis. Agora temos pessoas convertendo às pressas filmes de 2-D para 3-D, que não é o que nós fizemos [em Avatar]. Eles esperam obter o mesmo resultado, mas isso provavelmente vai prejudicar a adoção do 3-D, já que estão lançando um produto inferior."
Uma coisa é certa, esta discussão ainda deve se prolongar por mais um tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More