19 de fev. de 2010

Críticas Breves - A Partida, Valsa com Bashir e Nausicaä




Com o passar dos tempos, nós (cinéfilos e críticos) vamos aguçando nossa capacidade de criticar um filme. E é um processo lento, pois se gasta em média umas seis horas para criticar um longa. 30 minutos para chegar ao cinema, 2 horas de filme, 30 minutos para voltar a sua casa e coloca umas 3 horas para rodar o longa-metragem novamente na sua cabeça e ao mesmo tempo retirar os aspectos positivos e negativos. Conforme repitimos este processo, adquirimos experiência e compreendemos melhor as películas.
Alguns filmes mais recentes foram criticados por mim, mas não tenho tempo de citar todos que eu gostaria de colocar aqui no blog. Para resolvermos o impasse, farei uma série de posts com um conjunto de breves críticas de fitas que não tive tempo de escrever mais sobre ou outros que merecem ser lembrados e devido aos demais longas recentes não é possível fazê-lo.



FILME: A Partida (2008, Okuribito)
PAÍS: Japão
GÊNERO: Drama
NOTA: 10,0
DIREÇÃO: Yojiro Takita
ELENCO: Masahiro Motoki (Daigo Kobayashi), Tsutomu Yamazaki (Ikuei Sasaki), Ryoko Hirosue (Mika Kobayashi), Kazuko Yoshiyuki (Tsuyako Yamashita), Kimiko Yo (Yuriko Kamimura), Takashi Sasano (Shokichi Hirata)
PRÊMIOS: Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e mais outros 29, que você pode conhecer aqui.
SINOPSE: Violoncelista volta à cidade natal com a esposa depois que a orquestra onde toca é dissolvida. Lá, começa a trabalhar como funcionário funerário e fica extremamente orgulhoso de sua nova profissão, apesar das críticas dos que o rodeiam.


Este drama japonês é bem ao estilo dos longas-metragens do país. Sutil e delicado, seguido por uma ótima trilha sonora. Diria que "A Partida" é um filme diferente do que estamos acustumados no mundo ocidental, pois são culturas absolutamente diferentes e isto pode causar certa estranhesa para os espectadores que ainda não foram apresentados a este estilo oriental. Yojiro Takita mostra as reflexões sobre a vida e a morte através de um emprego que aparentemente tem tudo para ser o pior do mundo, mas que por trás dele apresenta uma beleza e significado, únicos.


FILME: Valsa com Bashir (2008, Valse avec Bachir)
PAÍS: Israel/França/Alemanha
GÊNERO: Animação/Documentário
NOTA: 7,5
DIREÇÃO: Ari Folman 
PRÊMIOS: Recebeu uma indicação ao Oscar de Filme Estrangeiro. Ganhou o Globo de Ouro de Filme Estrangeiro. Ganhou o César de Filme Estrangeiro. Veja os outros triunfos do filme.
SINOPSE: Inspirado em fatos, Valsa com Bashir conta o retorno de um homem a seu próprio passado há muito esquecido. O cineasta Ari Folman, um veterano israelense da 1ª Guerra do Líbano, encontra um velho amigo que sofre com pesadelos do conflito. Ari começa a imaginar se suas próprias memórias estão crivadas por falhas. Num esforço para descobrir a verdade, ele procura velhos amigos e ousa confrontar-se com os horrores da guerra.

"Valsa com Bashir" é uma animação de extrema qualidade visual e que nos mostra os horrores da Guerra. Eu poderia dizer que este não é um tema original, e de fato, não é, mas a forma que a película narra os acontecimentos, é uma outra história. E de um certo modo, foi o que mais me chamou atenção. Mesclando uma série de gêneros, o filme israelita foi uma das boas surpresas de 2008.


FILME: Nausicaä do Vale do Vento (1984, Kaze no tani no Naushika)
PAÍS: Japão
GÊNERO: Animação/Fantasia/Ficção Científica
NOTA: 9,0
DIREÇÃO: Hayao Miyazaki
PRÊMIOS: Confira aqui
SINOPSE: Após a destruição da maior parte da Terra pelo homem em um episódio conhecido como "Sete Dias de Fogo", os sobreviventes vivem em pequenas comunidades espalhadas pelo globo. Uma dessas comunidades é o Vale do Vento, onde a princesa Nausicaa está estudando - ao invés de combater como todos - a Floresta Tóxica, dominada por insetos gigantes e plantas venenosas, que vem tomando conta das últimas cidades que restam.



Eu sou fã declarado do Studio Ghibli, fato, mas com justiça. São desenhos impecáveis que nos presenteia com uma beleza estética e visões magníficas, feitas em grande parte pela genialidade de Miyazaki. Diretor que felizmente já se tornou mais conhecido na parte ocidental e que é um dos grandes nomes da história da animação, cada dia mais. Também já destaquei anteriormente aqui no blog, a dificuldade para se achar um longa-animado do estúdio no Brasil, encontrados apenas na internet, o que é uma pena, pois muitos com isso, não tem acesso a esta arte japonesa. "Nausicaä" possui uma envolvente história, personagens adoráveis, que vão te conquistando ao longo da fita, um mundo fabuloso repleto de criatividade e com o carimbo de Miyazaki no quesito pró-natureza, tornando o filme, mais uma animação Ghibli com selo de qualidade para apreciar mais de uma vez.

2 comentários:

Eu sou fã declarado do Studio Ghibli[2]

pena q são tão dificeis de encontrar em dvd, de todos só em dvd só encontrei A Viagem de Chihiro (otimo dvd)e O aCastelo Animado (o dvd deixa a desejar mas vale pelo filme) e junto com Meu Amigo Totoro esses são meus preferidos....jóias do cinema... ;)

São realmente muito difíceis de encontrar, o que é uma pena, já que como você lembrou são jóias do cinema!
Meus preferidos são A Viagem de Chihiro e o Túmulo dos Vaga-lumes, mas A Princesa Mononoke, Meu Vizinho Totoro, Serviços de Entregas de Kikki, Nausicaä, O Castelo Animado, são todos grandes filmes, que merecem estar entre as melhores animações já feitas com o carimbo do maravilhoso Studio Ghibli!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More