18 de jan. de 2010

Globo de Ouro - Vencedores

Avatar vence o Globo de Ouro e ganha força para a disputa do Oscar

A premiação que considero a segunda mais importante depois do Oscar, teve uma edição muito boa, que grande parte dos vencedores poderá se repetir nos Academy Awards. Primeiramente, fiquei muito feliz pelo reconhecimento a Avatar, que acho um dos melhores trabalhos da década passada e que traz uma inovadora tecnologia que será implementada daqui para frente no cinema, lembrando que esta obra demorou 12 anos para ser realizada pelo visionário Jim (apelido de James Cameron), em grande parte por pesquisas e criações de máquinas, que deu a Avatar o fardo de pioneiro da mais nova revolução da indústria cinematográfica (em termos tecnológicos). E por tudo isso e outras coisas mais, Cameron mereceu também o prêmio por Melhor Diretor, pelo deslumbrante mundo que criou e pela contribuição a sétima arte.


Sam Worthington, James Cameron, Zoe Saldana, Jon Landau e Sigourney Weaver

Em relação a meus palpites, tenho que concordar que não foram os melhores e reconhecer meu fracasso como apostador. Enfim, sobre "Se Beber, Não Case" ter ganho o globo de Melhor Filme Comédia ou Musical, não achei nenhum absurdo, embora esperasse que fosse "Nine" (acabou a esperança do musical. Parece mesmo que o filme ganhou ódio da crítica e talvez saia do Oscar como saiu no Globo de Ouro, sem nada) ou "(500) Dias com Ela". Sandra Bullock venceu a disputa com a Mulligan pela categoria Melhor Atriz Dramática, pondo uma dúvida na minha cabeça em ralação a esta disputa pelo Oscar de Melhor Atriz, afinal teremos a presença ainda de Meryl Streep. Mas com o Critics Choice Awards premiando a Streep e Bullock e com as conquistas destas duas esta noite, creio que a estatueta ficará com uma delas (passando a Mulligan então para a terceira opção), embora ao meu ver, a papa Oscar (Meryl Streep) não deverá ser surpreendida e assim conquistar mais uma vez a conhecida estatueta. Jeff Bridges desbancou George Clooney de novo e se tornou o favorito ao Oscar. Robert Downey Jr. foi a surpresa da noite, embora esteja muito bem no papel de Sherlock Holmes, ninguém esperava seu glorioso triunfo, que estaria entre Daniel Day-Lewis e Matt Damon. Já Meryl Strrep, assim como Waltz eram praticamente unanimidade em ralação as suas respectivas vitórias e não deu outra (destacando o belo discurso que Christoph Waltz nos apresentou). Mo'Nique também era um palpite quase certo e assim como o ator de Bastardos Inglórios que citei acima, deu um show em seu emocionante discurso (citado mais tarde até por Drew Barrymore no palco). Amor sem Escalas parece que está de fato, perdendo seu fôlego e assim como no CCA (Critics Choice Awards), venceu apenas por Roteiro, escrito por Jason Reitman e Sheldon Turner e acho que poderá ser assim também no Oscar. "The Weary Kind" era um grande favorito, porém não tinha ido na onda, pelo histórico da premiação em relação a esta mesma categoria no Academy Awards. E parece que este ano será diferente, sendo igual. Em Trilha Sonora, Avatar e Up duelavam pelo prêmio, que acabou sendo de Michael Giachinno, que fez um grande trabalho e está mostrando ser um dos grandes compositores da atualidade. O segundo globo de Up veio em animação, categoria a qual era mais que favorito. Por fim, temos "A Fita Branca" vencendo por Filme Estrangeiro, que também já era esperado.


Robert De Niro, Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio

Foi um Globo de Ouro muito bom, que como falei anteriormente, pode ter algumas semelhanças em relação a lista de vencedores no Oscar (embora no Oscar não tenha esta separação de Drama com Comédia ou Musical, fator que que dificulta a comparação). Antes de apresentar os ganhadores, gostaria de destacar a homenagem mais que merecida ao mestre Martin Scorsese, recebendo o prêmio Cecil B. DeMille, que para mim, foi a melhor parte do evento.

Abaixo, os vencedores:

Filme Dramático - Avatar
Filme Comédia ou Musical - Se Beber, Não Case
Ator Drama - Jeff Bridges (Crazy Heart)
Atriz Drama - Sandra Bullock (O Lado Cego)
Ator de Musical ou Comédia - Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes)
Atriz de Musical ou Comédia - Meryl Streep (Julie e Julia)
Ator Coadjuvante - Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Atriz Coadjuvante - Mo'Nique (Preciosa)
Diretor - James Cameron
Roteiro - J.Reitman e S.Turner (Amor sem Escalas)
Canção Original - "The Weary Kind" (Crazy Heart)
Trilha Sonora - Michael Giacchino (Up - Altas Aventuras)
Animação - Up - Altas Aventuras
Filme Estrangeiro - A Fita Branca (Alemanha)

Veja todos os indicados ao Globo de Ouro aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More