7 de jan. de 2010

Directors Guild of America (DGA) - Indicados




Assim como o PGA, o DGA também é um termômetro do Oscar. Os indicados ganham força na disputa pelo estatueta e praticamente todo o ano é igual (embora ano passado, Nolan tenha sido indicado por Batman e tanto o filme, como o diretor, ficaram de fora). Para se ter uma ideia das semelhanças de ganhadores entre a Academia e o DGA: apenas seis vezes os vencedores do DGA não foram iguais a do Oscar, e olha que este prêmio é entregue desde 1949. As raras diferenças aconteceram em 1968 (Carol Reed ganhou o Oscar por Oliver!, enquanto Anthony Harvey venceu o DGA por O Leão no Inverno), 1972 (Bob Fosse ganhou o Oscar por Cabaret, enquanto Francis Ford Coppola venceu o DGA por O Poderoso Chefão II), 1985 (Sydney Pollack ganhou o Oscar por Entre dois Amores, enquanto Steven Spielberg venceu o DGA por A Cor Púrpura), 1995 (Mel Gibson ganhou o Oscar por Coração Valente, enquanto Ron Howard venceu o DGA por Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo), 2000 (Steven Soderbergh ganhou o Oscar por Traffic, enquanto Ang Lee venceu o DGA por O Tigre e o Dragão) e 2002 (Roman Polanski ganhou o Oscar por O Pianista, enquanto Rob Marshall venceu o DGA por Chicago)


DIRETORES INDICADOS


James Cameron, por Avatar



Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror



Quentin Tarantino, por Bastardos Inglórios



Lee Daniels, por Preciosa



Jason Reitman, por Amor Sem Escalas



A premiação acontece no dia 30 de janeiro.

2 comentários:

Forte seleção. Ainda não vi "Up In the Air", mas o único que não gostei tanto foi o Lee Daniels por "Precious". Os demais merecem igualmente o prêmio.

Concordo com você Vinícius. Talvez o Clint merecece mais que Lee Daniels, mas como ainda não vi nenhum dos dois filmes, posso estar falando equivocadamente. De qualquer forma, é uma grande seleção.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More