Quentin Tarantino
Idade: 46 anos
Nascimento: 27/03/1963
País de nascimento: Estados Unidos
Local de nascimento: Knoxville, Tennessee
Curiosidades:
- É casado com a atriz Mira Sorvino, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Poderosa Afrodite (1995).
- Já foi gerente de uma videolocadora. Inclusive, o próprio Quentin Tarantino credita grande parte de sua criatividade ao fato de ter tido acesso a diversos filmes em seu trabalho, que lhe serviram de inspiração.
- Geralmente costuma atuar como ator em seus filmes, através de pequenas pontas, um exemplo é sua atuação em Pulp Fiction como o Jimmie.
- Em sua curta carreira como cineasta, os filmes de Quentin Tarantino ficaram marcados por falar do submundo, mesclando sempre doses de humor e violência.
- Logo em seguida, dirigiu seu maior sucesso até o momento,Pulp Fiction – Tempo de Violência(1994), que ressuscitou a carreira de John Travolta, deu novo impulso para Samuel L. Jackson e Uma Thurman e ainda rendeu a Tarantino sua primeira indicação ao Oscar, como melhor diretor.
- Seu filme favorito é The Good, the Bad and the Ugly (Três Homens em Conflito como é conhecido no Brasil)
DIRIGIU:
2009 - Bastardos Inglórios
2007 - À Prova de Morte (Death Proof)
2005 - Sin City - A Cidade do Pecado (Sin City)
2004 - Kill Bill - Volume 2 (Vol. 2)
2003 - Kill Bill - Volume 1 (Vol. 1)
1997 - Jackie Brown
1995 - Grande Hotel (Four Rooms)
1994 - Pulp Fiction - Tempo de Violência (Pulp Fiction)
1992 - Cães de Aluguel (Reservoir Dogs)
PREMIAÇÃO:
- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
– Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, juntamente com Roger Avary, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
– Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Diretor, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro, juntamente com Roger Avary, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
– Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Filme, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
– Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Diretor, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
– Ganhou o BAFTA de Melhor Roteiro Original, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
– Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
– Recebeu 2 indicações ao prêmio de Melhor Diretor no Independent Spirit Awards, por “Cães de Aluguel” (1992) e “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994). Venceu por “Pulp Fiction”.
- Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro, juntamente com Roger Avary, no Independent Spirit Awards, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
- Recebeu uma indicação ao prêmio de Melhor Filme de Estréia no Independent Spirit Awards, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
- Ganhou a Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes, por “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994).
– Recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro de Pior Ator Coadjuvante, por “Um Drink no Inferno” (1996).
CARREIRA:
Tarantino iniciou seus estudos na região de San Gabriel Valley, em 1968. Em 1971, sua família mudou-se para El Segundo, ao sul de Los Angeles, onde passou a freqüentar a Hawthorne Christian School. Ao sair da Narbonne High School, em Harbor City, Califórnia, aos 16 anos, iniciou os estudos em atuação na James Best Theatre Company.
Aos 22 anos escreveu seu primeiro roteiro, Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit. Em 1984, Tarantino começou a trabalhar como balconista na Video Archives, uma famosa locadora de filmes em Manhattan Beach; lá se tornou amigo de Roger Avary, um colega de trabalho com quem mais tarde viria a colaborar em Pulp Fiction. Ele continuou seus estudos em atuação na Allen Garfield's Actors' Shelter, em Beverly Hills, mas passou a se dedicar principalmente a escrever roteiros.
A venda de True Romance, lançado em 1993, o tirou do anonimato. Ele conheceu Lawrence Bender numa festa em Hollywood, e Bender incentivou Tarantino a escrever um filme. O produto final dessa conversa foi Reservoir Dogs/Cães de Aluguel (1992), um filme inteligente, estiloso e violento, que definiu o tom de seus filmes seguintes. O script foi lido pelo diretor Monte Hellman, que ajudou a levantar fundos junto à Live Entertainment, bem como garantir o lugar de Tarantino na direção do filme. Harvey Keitel ouviu falar do roteiro através de sua esposa, que foi colega de Lawrence Bender. Ele leu o roteiro e também contribuiu com investimentos, assumiu o papel de produtor executivo, e um personagem no filme.
Fonte: As informações sobre a carreira de Quentin Tarantino foram retiradas do Wikipédia.
0 comentários:
Postar um comentário